intestino segundo cérebro

Intestino segundo cérebro

“Intestino segundo cérebro possui sistema nervoso próprio”

Sistema nervoso entérico quem comanda o intestino, e por ter este sistema próprio é chamado de intestino segundo cérebro.

Ele tem praticamente a mesma quantidade de células nervosas da medula.

O intestino possui em média uma área de absorção do tamanho de uma quadra de tênis. Portanto uma pessoa com 1,70 tem em média 7 metros de intestino. todos alimentos ingeridos são absorvidos pelo intestino e quando não são quebradas suficientemente, ou são alimentos inflamatórios essas moléculas ou até bactérias, ultrapassam a barreira do intestino. Atingindo a corrente sanguínea. A partir desse processo muitas doenças imunológicas são originadas.

Portanto o intestino é uma tão importante para se manter saudável. Os mesmos neurotransmissores que encontramos no cérebro encontramos no intestino. Até 20% das células que formam o intestino fazem parte de nosso sistema imunológico.

Os nossos anticorpos são produzidos no intestino.

Nosso intestino é responsável por cerca de 60% da nossa imunidade. Se a sua imunidade não está boa é interessante reparar que seu intestino também não irá bem.

O que destrói o intestino?

Uma alimentação ruim, com base em industrializados, bebidas alcóolicas, fumo. Uso frequente de antibióticos e anti-inflamatórios.

Microbiota Intestinal

intestino segundo cérebro
Intestino segundo cérebro

O intestino é colonizado por bactérias intestinais. Somadas elas forma cerca de um quilo do peso total de um ser humano.

São muitas famílias de bactérias ( fungos, protozoários e vírus) que formam as colônias. Entre ela algumas são benéficas enquanto outras não.

Todas as bactérias do intestino são colonizadas no intestino grosso. O Duodeno ( apêndice) fica cheio de células de defesa. Por isso ele não é um local sem utilidade como muitos definem.

Quando as bactérias entram em desequilíbrio ocorre a disbiose intestinal. Causando constipação, gases, inchaço, dores, ardência na parte inferior do abdómem.

Esse intestino desregulado interfere no processo de emagrecimento, devido a dificuldade de digestão e correta absorção de nutrientes necessários para o corpo.

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.

1
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by