colesterol

Colesterol faz mal ?

Qual a importância do colesterol para a saúde?

O colesterol faz mal é uma frase que costumamos ouvir. Porém o colesterol é essencial para a vida e mais da metade dele é produzido pelo próprio corpo, mesmo sem nos alimentarmos.

Todos os hormônios sexuais como a testosterona e estrôgrenio dependem do colesterol para serem sintetizados.

A importância do colesterol é tão grande que mais da metade do cérebro é feito de gordura. Todas as paredes das membranas das células corporais também são feitas de gorduras.

A vitamina D precisa do colesterol para sintetizar.

Portanto o colesterol não faz mau e sim é essencial para a vida. O que ocorre é que existem frações do colesterol onde todas precisam estar relacionadas adequadamente. A não associação correta das frações do colesterol é um fator de risco.

Mas o que é o Colesterol?

Ele é um lípide e ele não pode ser levado aos tecidos sem o auxílio de uma proteína transportadora (lipoproteína).

Toda gordura é um lípide, mas nem todo lípide é uma gordura. Por exemplo: os esteróides são lípides e o colesterol também.

Um dos maiores estudos cardiovasculares já conhecido, mostra que as pessoas que mais morriam do coração tinham colesterol baixo. Pois o que vai indicar um risco de acidentes cardiovasculares seria a relação entre as frações do colesterol total e os fatores de risco em geral.

O problema maior não é a veia entupir. O problema é o endotélio (parede da artéria) que na presença de alta inflamação se lesiona e tem a possibilidade dessas moléculas de LDL, ficarem acopladas nessa parede. E quando fica ali o sistema imune reage a este corpo estranho e desencadeia toda uma resposta imune. Isso causa o famoso entupimento das artérias. Além do LDL o cálcio, plaquetas, podem obstruir esse vaso.

Quais são as frações do colesterol?

COLESTEROL TOTAL ( CT) – soma das frações

LDL ( Lipoproteína de baixa densidade) – Conhecido como MAU

HDL (Lipoproteína de alta densidade) – Conhecido como BOM. O fator hereditário é um grande colaborador para o indicador de HDL.

VLDL ( lipoproteína de muito baixa densidade)  – Pouco comentada pois não existe medicação para baixa-la. Porém se trata de menor densidade que o LDL.

TRIGLICERÍDEOS (TG)

No site da AHA – American Heart Association que é o mais importante órgão sobre saúde cardiovascular. encontramos uma calculadora onde é possível consultar se as frações de colesterol estão adequadas.

Para uma consulta rápida podemos fazer as contas abaixo:

CT/HDL  = menor que 4,5

TG/HDL = menor que 2

Portanto olhar os resultados dos exames individualmente podem sugerir uma errada interpretação. Não é correto se guiar apenas pelos valores de referência indicados pelos laboratórios.

E como o endotélio fica inflamado?

Segundo os dados da AHA – American Heart Association , os fatores de risco são:

  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Pressão alta
  • Diabetes
  • Circunferência abdominal
  • Idade
  • Histórico familiar
  • Colesterol
  • Sedentarismo

Todos estes fatores influenciam nos problemas cardíacos e não somente o fator colesterol.

Conclusão

Portanto o grande problema não é o quanto de colesterol se tem e sim o seu nível de inflamação. Portanto o que importa é o contesto geral da saúde. Você tem o colesterol alto em qual situação? O médico precisa analisar as frações de colesterol e não apenas o colesterol total. Hoje sabemos que um HDL baixo causa mais malefícios do que um LDL alto.

O triglicérides está diretamente ligado a quantidade de carboidratos consumidos.O VLDL também e eles podem indicar essa inflamação. Portanto é importante sempre checar separadamente.

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.

1
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by