agua com gas

Água com gás é prejudicial?

“As pessoas tem medo de alcalinizar o corpo.”

Água com gás alcalina existe?

O PH é o potencial hidrogênico. Existe uma escala para determinar o quão ácida é uma determinada solução. Um Ph de 7 é uma solução neutra, que é a agua.

Quanto mais sódio colocarmos nessa água, mais alcalina ela fica. Não existe água alcalina e sim uma solução alcalina por que a agua é sempre neutra.

O vinagre é 2,9 da coca 2,5, da saliva humana 6,5 a 7,5. O Ph sanguíneo varia muito pouco, nós temos um sistema tampão que cuida para que nosso PH não varie mais que 7,35 pra 7,45. ë muito rígido esse controle feito pelo corpo, só muda mesmo em pacientes com insuficiência crônica, insuficiência renal ou respiratória, mas são casos graves onde esses pacientes já estão internados em UTI.

Você pode tomar 1 litro de vinagre e nada irá alterar no PH sanguíneo. O que pode mudar é u PH da urina, do estômago. Porém o PH do sangue não muda.

Portanto a agua é sempre neutra. Não tem essa de agua alcalina.



Água mineral

A agua mineral é uma agua diluída em hidróxido de sódio e hidróxido de cálcio. É uma agua que contém minerais. O PH dessa agua vai ser determinado pela concentração desses minerais. Quanto desses minerais é adicionado para que ela se torne uma solução mais alcalina? A proporção as vezes é tão pequena que nem compensa. A concentração costuma ser muito pequena. Por exemplo 1 miligrama por litro (1 parte dentre 1000).  Pouquíssimo!

Então quando a gente pega uma água com gás e analisa o rótulo as quantidades são baixíssimas dos minerais. Se isso é uma quantidade tão pequena que o corpo tem a capacidade de lidar tranquilamente.

A alegação quanto ao problema de se tomar a água com gás é quanto ao sódio que ela contém. Mas quanto é a proporção de sódio que essa água contém?

Se verificarmos a parte de minerais será que terá impacto?

Será que essa quantidade de minerais e sódio irá alterar o PH significativamente?

A mesma máxima se vale para o sal rosa que é divulgado como melhor para a saúde por conter concentração de mineral, porém ela e baixíssima. E não suficiente para efeitos significativos no organismo.

Na prática nada muda o PH sanguíneo, pois o corpo se adapta e excreta os excessos (regulação fisiológica). O corpo tem um sistema para tratar isso, conhecido biologicamente como efeito tampão, mesmo em quantidades de água elevadas.



Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.

1
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by