Tipos de Estudos Científicos

Tipos de Estudos Científicos

Quais são os estudos confiáveis?

Tipos de Estudos Científicos. Atualmente são muitas as notícias e estudos sobre conduta nutricional divulgados através da mídia em geral, blogs, sites, canais do youtube, entre outros. Diante de toda essa informação, encontramos muitas que são divergentes e algumas até se contradizem.

Mas as pessoas pessoas precisam saber como se guiar diante desse verdadeiro bombardeio de informações. E diante deste cenário surge a dúvida. Quais os tipos de Estudos Científicos são mais relevantes para utilizar suas informações?

De maneira simples vamos colocar os tipos de estudos são utilizados atualmente e suas principais características.

Estudos Descritivos

Entre os tipos de estudos científicos o estudo descritivo pode ser realizado através de uma entrevista com o indivíduo ou coleta de dados rotineiros de algum local de atendimento à saúde. Estes dados buscam descrever fenômenos e levantar pistas a respeito de estudos causais. Estes estudos possibilitam analise de como as doenças se distribuem e seus determinantes. Porém é um estudo inicial que serve prioritariamente para levantar fatores a serem aprofundados. 

Estudos Experimentais e Coorte

São estudos Analíticos e fazem associações causais entre o risco e a doença. O que significam os termos mais utilizados nesses tipos de estudos científicos ?

Tipos de Estudos Científicos
Tipos de Estudos Científicos

Agregados: Conjunto de Indivíduos ou grupo de pessoas de determinada base.

Individuados: Indivíduos particularizados ( tratados um a um).

Observacionais: Pesquisador não intervém, apenas observa cuidadosamente.

Experimentais: Pesquisador controla por meio de experimentação e intervém no processo.

Transversal: Dado em certo momento. como se fosso uma “fotografia”

Longitudinal: Estudo feito de dentro de um determinado período ao longo do tempo.

Estudos mais completos

Os mais completos são os estudos Analíticos Prospectivos de Coorte que são realizados em indivíduos saudáveis, divididos em grupos. conforme sua exposição aos fatores de risco estudado. Estes grupos são acompanhados por determinado período de tempo até o adoecimento. Através dele se tem todo o histórico de desenvolvimento do fator estudado.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.