Distorção de imagem corporal

Você sabe o que é a distorção da imagem corporal?

A imagem corporal é a percepção que cada pessoa adquire sobre a forma de seu corpo. A imagem corporal é definida pela própria pessoa e também engloba os sentimentos que a pessoa desenvolve diante dessa percepção. Esses sentimentos podem ser negativos, positivos ou uma mistura de ambos. Diante dessa imagem corporal atuam fatores internos, que é a vontade própria e também fatores externos, que são influencias ambientais, culturais, entre outros.

Quando a imagem corporal fica somente negativa, pode ser um fator de pré disposição para um distúrbio alimentar. Quando a pessoa está muito insatisfeita com a visão corporal pode recorrer para dietas, exercícios e remédios de forma indevida. Esses excessos acabam prejudicando a saúde no geral, assim como alterando cada vez mais a percepção real e provocando a distorção de imagem corporal.  Na distorção já não se vê a realidade ou tudo isso é misturado com a fantasia. O corpo ou partes dele muitas vezes é visto maior que o normal.

Sempre em busca de padrões impostos pela sociedade, acham que existe o número de manequim ideal. Buscam o peso que a tabela indicada por influenciadores digitais disseram que é o ideal. Sendo que este molde perfeito nunca existiu e nunca existirá. O peso de cada pessoa depende de diversos fatores e por mais que ela queira jamais poderá se alterar para um molde determinado por outra pessoa sem sofrer. O corpo não é igual em todas as etapas da vida e passa por mudanças emocionais, hormonais e físicas que tenderão para modificar o seu formato. E está tudo bem. Não somos obrigados a vestir manequim nenhum.

Muita gente sofre para manter um determinado padrão corporal e acaba passando por diversas consequências físicas e principalmente emocionais.

Em busca deste padrões muitas vezes a saúde é deixada de lado para que a imagem perfeita tome este lugar. Nessas loucuras se faz desafios, dietas restritivas, dietas sem nutrientes, excesso de exercícios. A insatisfação cresce tanto que sair de casa incomoda, algumas atividades deixam de ser realizadas e isso domina os pensamentos de maneira desgastante. Nisso a cada dia as coisas se tornam mais difíceis e mais complicadas.

Já parou para pensar que a forma como você se vê pode ser diferente da que é percebida pelas outras pessoas?

Como faço para melhorar a distorção corporal?

Tente sair desses sentimentos controladores e busque se identificar com a forma que seu corpo fica saudável e você mais feliz. Todo seu pensamento precisa ser trabalho em seu favor. Precisa parar com as críticas e aceitar a vida de forma positiva. Para isso é bom seguir nas redes sociais pessoas que ajudem nisso e não que forneçam dicas para manter essa paranóia com o corpo. Busque variar as atividades diárias para que seu repertório não fique baseado apenas em estética corporal. Estude, viaje, leia, viva a vida além do formato corporal. Também dependendo do caso é importante buscar acompanhamento profissional qualificado.



Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.