Bacteria

Como ter um intestino saudável

Ações que ajudam a ter um intestino saudável.




Um intestino saudável e aquele que a pessoa não sente dores e desconforto ao ir ao banheiro. Não existe uma regra fechada sobre quantas vezes se deve ir ao banheiro. Muita gente acredita que ir ao banheiro todos os dias é o certo. Isso é muito relativo, pois vai depender de quantas refeições foram feitas, assim como o que foi ingerido. Portanto é preciso mudar a referência sobre o que é um intestino doente. Estar empedrado, inchado, sentir vontade e não conseguir eliminar, dores, estes sim podem ser sinais que algo pode estar errado.

Tire da dieta os alimentos industrializados.

Os alimentos processados costumam estar repletos de aditivos, espessantes, conservantes, realçadores de sabor. Estes aditivos podem desencadear um processo inflamatório.

Coma fibras fermentáveis.

Fibras que as bactérias vão consumir e vão fermentar. Essa fermentação segundo estudos sobre microbiota intestinal ,produzem substâncias que reduzem a permeabilidade intestinal e outras que reduzem doenças alérgicas das vias respiratórias.  E onde estão estas fibras fermentáveis? Estão em alguns carboidratos como banana,mandioca, batata doce, batata inglesa.

Evite alimentos que contenham muita Histamina.

O que é Histamina?

Substância produzida pelo organismo quando há a presença do elemento que se tem alergia. Quando há excesso da histamina há uma reação no corpo que acaba por causar a reações como vermelhidão, espirros, coceiras e todos os outros sintomas alérgicos.

Quais alimentos possuem histamina?

Alimentos fermentados, embutidos ou que passaram por processos de envelhecimento possuem as histatinas e devem ser evitados por quem tem problemas alérgicos respiratórios. Po exemplo queijos, vinhos, vinagres, ketchup, molhos, tomate, podem conter muita histamina.

Quem tem muita alergia é recomendado evitar alimentos que contenham histaminas. E temos os anti-histamínicos naturais como a casca da cebola, quercitina, tomilho, manjericão. Pode ser feito o chá da casca da cebola e estes outros elementos para a imunidade.

Usar Probióticos.

Probióticos: Lactobacillus: Acidophilus, Casei, Lactis, Rhamnosus, Bulgarius, Plantarum (degrada histamina). Bifidobacterium: Lactis, infantis (degrada histamina).

Fique atento a disfunções e sintomas de que algo pode estar errado.

Uma das disfunções intestinais que podem acontecer é a SIBO.

O que é SIBO?

SIBO (Super Crescimento Bacteriano no Intestino Delgado) é o crescimento anormal de bactérias no intestino delgado, mais de 100.000 bactérias por ml de liquido intestinal, e pode ser a causa de diversos problemas de saúde. Estas bactérias são semelhantes às que colonizam o colon.

Esta reação pode despertar permeabilidade intestinal, inflamação e até despertar doenças auto imunes.

Os sintomas geralmente são gases, inchaço, dores abdominais principalmente ao final do dia. Também pode ocorrer diarréia, anemia, perda de peso, fadiga, deficiência de vitaminas.

O tratamento geralmente inclui uso de antibióticos e dieta específica. O ponto chave desta dieta seria a inclusão de alimentos fermentáveis.

Alimentos como açúcar e hidratos de carbono agravam a doença, assim como o consumo de alimentos a que a pessoa possa possuir intolerância. Como no caso de intolerantes a lactose e continuarem o consumo.

O diagnóstico desta doença geralmente é tardio, onde a pessoa já tentou descartas diversas outras possibilidades. Porém, existe exames específicos que podem detectar a doença. São eles teste respiratório do hidrogénio e do metano, estudo da disbiose intestinal, entre outros.




Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.