Qual o problema de consumir alimentos a base de soja ?

A soja, assim como muitos outros alimentos é utilizada em sua maioria de forma transgênica. Mas qual  problema de se consumir alimentos a base de soja? Os alimentos e animais modificados geneticamente através de seu DNA são denominados os transgênicos. Através destas modificações se realizam feitos incríveis, desde ratos que brilham no escuro até plantas altamente resistentes a herbicidas.

E qual o problema de se consumir alimentos a base de soja e transgênicos?

Os alimentos são modificados sempre com um objetivo final. Em sua maioria os alimentos são transformados com o objetivo de permitirem safras maiores e alimentos com tamanhos mais atrativos ao comércio do que se fossem naturais.

Se tratando especificamente da soja, ela foi modificada para que seja resistente  a herbicidas extremamente potentes como Roundup. Estes herbicidas são prejudiciais para a saúde humana e animal.

Com receio de danos bilológicos alguns países da Europa e Ásia não compram os milhos e soja modificados geneticamente comercializados principalmente pelos EUA. No Brasil há produção e comercialização de soja transgênica em grande escala. Praticamente 100% das sementes de soja encontradas são modificadas geneticamente.

Cerca de 93% das safras de soja atuais são de transgênicos.

Como faço para identificar se o produto é transgênico?

Nas embalagens de produtos com ingredientes trangênicos há a identificação na frente expressa com a letra T. Já houve pressão da indústria para que esta sinalização fosse retirada e cancelada a regra que obriga a identificação, já que a população está a cada dia mais ciente dos malefícios de determinados produtos industrializados.

Como a indústria utiliza a soja transgênica?

A soja por ter se tornado de fácil plantio e colheita pela agricultura acabou sendo vista como uma oportunidade de investimento pela indústria. Hoje encontramos nas prateleiras diversos shakes, salgadinhos e uma diversidade de produtos ditos como saudáveis e até emagrecedores que são feitos a base de soja. Divulgado como algo muito saudável os consumidores trocam carnes e alimentos naturais para consumir a soja e o milho transgênico.

Quem visa a saúde precisa começar a se preocupar em consumir produtos sem toxidade. Não se sabe ao certo ainda quais os problemas que as taxas de modificações genéticas e o uso de venenos nas plantas pode acarretar.

 

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.